Instituto Pensar - ?Estamos navegando num mar tormentoso?

?Estamos navegando num mar tormentoso?

por: Nathalia Bignon


(Foto: STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, comparou o momento atual do país a um "mar de tormenta?, sem especificar a qual setor se referia. As palavras foram ditas na terça-feira (22), durante um discurso inaugural do ministro no comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fux tomou posse como presidente do STF em 10 de setembro. Na semana passada, ele adiou a sessão presencial que realizaria no CNJ após ser diagnosticado com a Covid-19. Nesta terça, o ministro, que ainda está em isolamento, conduziu a sessão por videoconferência.

"O momento é fácil? Não. O momento não é fácil. Mas o tempo é sábio e ele sabe que não pode separar o inseparável. Então, quem sabe os nossos destinos se cruzaram para que, juntos, possamos enfrentar este momento tormentoso, momento muito tormentoso, diria mesmo um mar de tormenta. Muito embora naveguemos hoje pela internet, estamos navegando também num mar tormentoso. Mas tenho certeza de que, com o apoio de todos, vamos fazer essa travessia e tenho certeza de que estamos muito mais perto do porto do que do naufrágio. Que Deus nos ajude?, discursou.

Na sessão, Fux apresentou cinco eixos de atuação para os próximos dois anos, quando comandará o STF e o CNJ: a proteção dos direitos humanos e do meio ambiente; a garantia da segurança jurídica conducente à otimização do ambiente de negócios no Brasil; o combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, com a consequente recuperação de ativos; o incentivo ao acesso à justiça digital, e o fortalecimento da vocação constitucional do STF.

Durante a sessão, Luiz Fux também anunciou a criação do Observatório de Meio Ambiente. Segundo o ministro, o objetivo do colegiado será propor iniciativas a serem adotadas por toda a Justiça brasileira em matéria de meio ambiente, com repercussão no Poder Judiciário, a partir da participação de lideranças nacionais.

"A sociedade civil terá, assim, voz para propor iniciativas a serem adotadas por toda a Justiça brasileira em matéria de meio ambiente com repercussão no Poder Judiciário?, afirmou.

Polêmica após a posse de Fux

Há menos de duas semanas no cargo, Luiz Fux teve de enfrentar a polêmica da propagação da Covid-19 entre os convidados para a sua posse na Corte.

Depois dele mesmo testar positivo para a doença, outras autoridades foram incluídos na lista de contaminados: os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, Luís Felipe Salomão e Antonio Saldanha Palheiro; o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o procurador-geral da República, Augusto Aras, e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi.

Com informações do jornal O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: